Muito se ouve falar nas mídias escrita, falada e televisada, a respeito dos 3 Erres ( Reduzir, Reciclar e Reutilizar); entretanto pouco se tem feito para a consecução desses objetivos, que acabam sendo esquecidos pela imensa maioria da população. Imagino que mudanças de paradigmas, sejam necessárias para que possamos implementar tais conceitos, senão vejamos: Agir localmente para mudar globalmente.
É nesse sentido que uma importante rede de supermercados está pondo em prática essa filosofia. A rede Wal-Mart em reunião com um seleto grupo de fornecedores dias atrás, lançou o desafio para nove de seus colaboradores; desafio plena e prontamente aceito por todos. Como exemplos de algumas benesses podemos listar: A empresa que fabrica os curativos Band-aid, se comprometeu a REDUZIR o tamanho da embalagem que acondiciona os curativos, sem prejuízo para o número de unidades por embalagem. Essa medida pressupõe um maior número de embalagens/caixa, o que implica em menor quantidade de caixas e consequente menor número de viagens transportadas para uma mesma distribuição; com um efeito em cascata na cadeia distributiva. Alie-se a isso que um insumo plástico utilizado na produção do curativo, será RECICLADO e uma empresa do nordeste ficará encarregada do processo, ao Reutilizar o material, com incremento de novos empregos. Um outro exemplo: A empresa fornecedora da embalagem do Mate Leão, se comprometeu a REDUZIR as cores na estampa impressa na embalagem, o que evita que toneladas de tintas sejam consumidas e evitadas a posteriori, que contaminem o lençol freático com pigmentos tóxicos; dessa forma o produto passará a ter menor preço, beneficiando muita gente e agregue-se a isso que o produtores de folhas passarão a oferecer um produto orgânico, sem o uso de agrotóxicos e dessa forma a cadeia produtiva e o ambiente são beneficiados novamente. Uma outra empresa se comprometeu a diminuir a embalagem de um determinado amaciante de roupas de 2 litros em 50%, e concentrando o princípio ativo do produto, o que implica em menor volume na máquina de lavar e consequente menor uso de água de enxágue, com imensos benefícios ambientais, seja no menor consumo do plástico e no menor tratamento de água final, bem como no consumo desta. Novamente o R de REDUZIR em ação efetiva.
Apenas três empresas foram citadas com esses exemplos, sem prejuízo das demais que ofereceram outras contribuições, que no momento não pude enumerar. Aos poucos essa importantíssima tríade ambiental, vai passando de conceito, para entrar na rotina de produção e assim, povoando um novo pensar, de forma que possamos preservar o meio ambiente, implementando no dia a dia o conceito de REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR.
A cada dia estará havendo um incremento no diferencial das empresas com relação ao meio ambiente, onde haverá, de um lado, benefícios econômicos na produção, com maior eficiência na cadeia produtiva e no consumo e de outro, irrefutáveis ganhos ambientais na disposição e minimização do descarte final. Fonte: CBN – Campinas
Olá meu amigo, quero lhe desejar parabéns pelo seu blog
realmente é fantástico, desejo muito sucesso, beijos da sua amiga Fátima